SIPE SIPE
 

SIPE

Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS

Como funciona

O que é o SIPE

O SIPE é o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS, um evento anual que tem como objetivo disseminar a pesquisa científica e as atividades de extensão da instituição para professores e estudantes do Centro Universitário FADERGS, bem como participantes de outras instituições e contribuir para a criação de uma cultura de pesquisa.

O evento é direcionado aos estudantes de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e pós-graduação do Centro Universitário FADERGS e de outras instituições de ensino, bem como professores internos e/ou vinculados a outras instituições de ensino e pesquisadores independentes ou vinculados a organizações de outras naturezas.

O SIPE abrange as áreas de Negócios, Formação Jurídica, Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e Ciências Biológicas e da Saúde, em congruência com as áreas de ensino e pesquisa da FADERGS. Os trabalhos participantes deverão estar em acordo com uma das cinco grandes áreas (Negócios, TI, Comunicação, Saúde e Jurídica), em qualquer de suas subáreas.

SIPE

Em sua décima edição, que ocorrerá na semana de 28 a 30 de novembro de 2022, o SIPE terá minicursos na temática de pesquisa e extensão da FADERGS na área dos cursos.

Navegue nas seções mais abaixo para saber tudo!


  • Edital - XI SIPE e I Mostra de Pesquisa na Educação

    XI SIPE E I MOSTRA DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO (Confira aqui)

  • Temática

    O tema do X SIPE 2022 é “Ciência, Informação e Sociedade”, pois neste momento pós-pandemia evidencia-se a importância da comunicação científica e das redes digitais na informação de qualidade e o compromisso da promoção de saúde na sociedade.

    Como já é tradicional da proposta do SIPE, o evento visa oportunizar às diferentes formações e titulações – tecnólogos, bacharéis, licenciados, pós-graduados – e às diversas atuações – pesquisadores, estudantes de iniciação científica, professores, profissionais – uma oportunidade de troca e aprimoramento conjunto.

  • Por que participar?

    • Você amplia seus conhecimentos, participando de um evento no qual tem acesso a trabalhos de outros pesquisadores;

    • Você desenvolve competências de pesquisa, redação, durante e depois do evento;

    • É um espaço de troca de experiências, aperfeiçoamento e rede de contatos;

    • Você tem a possibilidade de divulgar suas pesquisas e projetos extensionistas e obter o reconhecimento da comunidade acadêmica sobre os seus trabalhos;

    • Você obtém o registro formal da publicação do trabalho nos Anais do Evento, vinculado ao diretório internacional de periódicos (DOAJ) e reconhecido pela Capes;

    • Você pode inscrever pesquisas científicas em andamento e obter contribuições de professores e colegas que estudam o mesmo tema para ampliar e aperfeiçoar o seu
    estudo;

    • Você também pode inscrever projetos aplicados, que são soluções práticas desenvolvidas a partir da teoria para solucionar problemas específicos da sua área de
    conhecimento e obter orientação de professores da área para aumentar a visibilidade e utilidade de seu projeto;

    • Ao participar de eventos como esse, você adquire experiência em iniciação científica, que pode contribuir para a sua qualificação formal. Diversos processos de obtenção de bolsas de estudo e seleções de programas de pós-graduação consideram este critério para a classificação de candidatos;

    • Para os alunos FADERGS, a participação no formato “resumo científico/resumo aplicado/resumo de extensão” credita 10 horas de atividades complementares por
    trabalho aprovado. Você pode inscrever quantos trabalhos desejar. Os alunos que tiverem seus trabalhos aprovados e realizarem a apresentação oral irão receber mais 10 horas de atividades complementares por apresentação. No caso de co-autoria do resumo científico, somente um autor poderá apresentar o resumo e receber as horas complementares pela apresentação.

    OS CERTIFICADOS SERÃO DISPONIBILIZADOS NA MESMA PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO.

  • Modalidades de inscrição

    São modalidades de inscrição por trabalho:

    • Pesquisa Científica,
    • Projeto Aplicado,
    • Projeto de Extensão

    Os resumos científicos consistem em breves descrições das pesquisas científicas (artigos ou monografias) desenvolvidos com a sustentação teórica e rigor metodológico característicos de produções desde gênero.

    Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 350 e 500 palavras e devem ser compostos por: breve contextualização/ delimitação do tema, objetivos de pesquisa, aspectos metodológicos empregados, resultados (serão aceitos resultados preliminares, finais ou mesmo resultados que se pretende obter com a pesquisa) e/ou conclusão/considerações finais (pode ser a esperada ou obtida).

    O resumo de Projeto Aplicado objetiva a divulgação de projetos de cunho prático e aplicado, desenvolvido por acadêmicos em diferentes níveis e áreas de formação. Apesar do caráter prático, o projeto constitui-se de base científica e não deve ser confundido com uma simples descrição de ocorrência prática ou relatório gerencial.

    São propostas pertinentes ao Resumo de Projeto Aplicado: desenvolvimento de novas soluções para problemas conhecidos; apresentação de novas soluções para novos problemas e/ou adaptação de soluções conhecidas para novos problemas.

    Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 350 e 500 palavras e devem ser compostos por: breve contextualização/ realidade investigada, caracterização da situação-problema ou oportunidade, justificativa de relevância da proposta / contribuição para sociedade / mercado / área de conhecimento, base tecnológica: breve menção à fundamentação científica que propiciou a elaboração do projeto e apresentação da proposta / solução (projeto em si).

    O Projeto de Extensão consiste em uma ação específica de cunho educativo, social e/ou cultural com prazo determinado, que pode ocorrer isoladamente ou vinculada a um Programa de Extensão.

    Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 350 e 500 palavras, e devem ser compostos por: breve contextualização, caracterização do projeto (composição, atividades etc.), justificativa da relevância do projeto, resultados preliminares ou finais obtidos.

    Cada trabalho poderá ter até 6 autores. Havendo orientador, o mesmo deverá ser indicado já no momento da inscrição como um dos autores.

    Todos os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos Anais do Salão de Iniciação Científica, disponível em formato digital.

    Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

    Comissão Organizadora da SIPE 2023: Claudio dos Santos Soares, Fabiana Guichard de Abreu, Gregório Tapia de Souza, Moisés Melo e Rochele Boneti.

  • Como participar

    O evento será gratuito e existem 3 formas de participar do X SIPE 2022.

    • Oficinas presenciais: 28, 29 e 30/11/2022
    • Envio de resumos científicos: até 20/11/2022
    • Apresentação oral de pôsters: 28, 29 e 30/11/2022

    Submetendo o resumo científico, resumo aplicado ou resumo de extensão através do formulário até o dia 20/11/2022.

    Acesse aqui o formulário

    Baixe aqui o modelo de pôster (Power Point)

    Os certificados serão disponibilizados na mesma plataforma de inscrição.

    Saudações,
    Prof. Me. Franciele Fontana
    Gerente de Campus – FADERGS

    Profa. Ma. Fabiana de Abreu
    Profa. Ma. Rochele Boneti
    Coordenadoras Gerais do Evento

    Mais informações:
    [email protected]
    [email protected]

  • Programação

    • Envio de resumos: até 20/11/2021, clique aqui.
    • Divulgação dos trabalhos aprovados: 24/11/2022
    • Divulgação das bancas de apresentação oral: 24/11/2022

    EVENTOS AO VIVO

    Oficina: Como apresentar o trabalho de conclusão para a banca
    Data e horário: 28/11/2022 – 18h
    Área: Jurídica
    Prof. Ana Carolina Quintela

    Oficina: Produção científica
    Data e horário: 29/11/2022 – 19h
    Área: Saúde – Produção científica em saúde
    Prof: Prof. MsC. Arthur Fernandes

    Oficina: Pesquisa na Prática: transformando trabalhos de Prática Profissional em pesquisa acadêmica
    Data e horário: 30/11/2022 – 18h
    Área: Negócios
    Prof . Claudio Soares dos Santos