Como funciona
As Escolas da FADERGS, continuamente, proporcionaram diversas atividades para os alunos, incluindo atividades de responsabilidade social e levando a reflexão para um mundo com mais colaboração e pensamento no coletivo. Inúmeros são os atendimentos gratuitos feitos e serviços prestados à pessoas em situação economicamente vulnerável que não teriam como pagar pelos benefícios prestados, ainda, arrecadações são feitas junto à comunidade acadêmica e doações realizadas junto à comunidades em situação de vulnerabilidade social que, também, recebem ações de atendimento in loco da instituição.

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Responsabilidade Social
Extensão
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A Extensão da FADERGS é a conexão da instituição com a comunidade externa e, neste seu papel de “ponte”, desenvolve muitas atividades, eventos e atendimentos para o bem comum do mundo ao qual se integra.
Além disso, com o objetivo de criar um impacto positivo na sociedade, a Extensão da FADERGS, como parte de um processo de desenvolvimento, coloca na sua comunidade acadêmica para debate pleno, temas essenciais como meio ambiente, cultura, direitos humanos e discute maneiras de termos uma sociedade mais justa e, ao mesmo tempo, economicamente próspera com o objetivo de estimular em todos, um comportamento, socialmente responsável, como sendo o principal agente de mudança para um mundo melhor
Diante de todas essas ações a FADERGS, mais uma vez, reforça o cumprimento da sua missão junto à sociedade.
Projeto Diversidade e Inclusão nas Organizações
Apresentação
O projeto de extensão Diversidade e Inclusão nas Organizações nasce com a finalidade de propor ações de intervenção e de fortalecimento da diversidade e da inclusão com jovens participantes de projetos sociais em Porto Alegre voltadas à preparação, ao ingresso e à permanência desses jovens no mercado de trabalho; e intenta também propor e implementar ações orientadas aos discentes da FADERGS voltadas à discussão da diversidade e inclusão no ambiente organizacional (gestão, pessoas e processos).Público alvo
Discentes da FADERGS e jovens participantes de projetos sociais: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) e Centro de Educação Profissional São João Calábria (Calábria).Objetivos
Objetivo Geral
Propor ações de intervenção e de fortalecimento da diversidade e da inclusão com jovens participantes de projetos sociais em Porto Alegre voltadas à preparação, ao ingresso e à permanência desses jovens no mercado de trabalho; e propor e implementar ações orientadas aos discentes da FADERGS voltadas à discussão da diversidade e inclusão no ambiente organizacional (gestão, pessoas e processos).Evidências
Acesse aqui evidências do projeto.Projeto Voltar a Confiar
Apresentação
O Programa Voltar a Confiar integra as ações envolvendo Práticas Restaurativas vinculadas a Escola de Formação Jurídica desde 2018-1, coordenado, atualmente pela Professora Gabrielli Amaral de Souza. Tendo origem no Chile, o Programa Voltar a Confiar, foi implementado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Porto Alegre, no ano de 2015, por iniciativa da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas – VEPMA do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Atualmente, o Programa funciona no FORO Central, prédio I, na Comarca de Porto Alegre e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e acompanhada pelos discentes voluntários da Escola de Formação Jurídica da FADERGS a partir do convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, com a proposta de oferecer cooperação técnica, acadêmica e científica aos apenados em liberdade condicional do sistema prisional gaúcho. As atividades são iniciadas a partir da seleção, mediante edital, dos alunos voluntários interessados em participar do Programa que frequentam reuniões de capacitação para, após, iniciarem o estágio voluntário na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.Público alvo
O Programa se destina a homens e mulheres que saíram do Sistema Penitenciário, em razão de estarem em situação de Livramento Condicional ou por já terem cumprido integralmente a sua pena.Objetivos
a) análise de processos de execução criminal, na VEPMA, identificando os apenados que poderão integrar o Programa Voltar a Confiar;
b) levantamento de dados e organização de planilhas de controle;
c) auxílio no contato com os egressos do sistema carcerário e familiares;
d) orientação jurídica aos egressos;
e) realização do acompanhamento e o controle da execução do Programa junto à comunidade e aos apenados;
f) participação em oficinas e capacitações técnicas que foram ofertadas pelo Programa.RESULTADOS
Os resultados alcançados ocorrem de maneira sistemática sempre que os assistidos são atendidos no Programa Voltar a Confiar, momento o qual cria-se de imediato uma rede capaz de garantir os direitos de cidadania e a inclusão social dos egressos do sistema penitenciário. A partir do desenvolvimento das atividades que propiciam:
Resultados
a) Resgatar os vínculos familiares;
b) Restabelecer os vínculos com a comunidade local;
c) Estabelecer interlocução com os órgãos que executam as políticas públicas;
d) Integrar o indivíduo novamente em sua comunidade local;
e) Trabalhar criticamente e cientificamente a questão dos estigmas;
f) Inserir os assistidos no mercado de trabalho;
g) Propor um repensar sobre a prática delitiva;
h) Auxiliar no resgate da autoestima;
i) Analisar conceitualmente a conjuntura socioeconômica que envolve a questão do crime;
j) Buscar a emancipação social e econômica dos liberados condicionais e seus respectivos familiares.Programa de mediação de conflitos e acesso à justiça
Apresentação
O Programa de Extensão, “Programa de mediação de conflitos e acesso à justiça”, faz parte do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROGRAMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO desde 2018-2.O presente programa advém do convênio firmado entre o Centro Universitário FADERGS e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em 2017-2, que tem por objeto estabelecer condições de cooperação e apoio técnico entre os partícipes para a implantação do Projeto de Mediação visando solucionar conflitos ainda não judicializados, no Centro de Referência em Mediação e Conciliação – CRMC, atualmente Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC, em Porto Alegre.
Para que as atividades iniciassem em 2018-1, foram selecionados alunos voluntários que já tivessem concluído ou estivessem matriculados na disciplina de Estágio de Prática Supervisionada – Mediação, Conciliação e Arbitragem para participarem de uma capacitação em mediação de conflitos, com ênfase em mediação familiar, ministrada pela Professora Ana Carolina Quintela.
Após a capacitação, os alunos iniciaram os atendimentos no CRMC (atividade prática supervisionada) e encontros de supervisão para avaliação dos atendimentos realizados e para formação continuada dos alunos. Todas as etapas se repetiram ao longo dos semestres após a aprovação no PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROGRAMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO e permanece vigente.
O programa possibilita que os alunos tenham experiência prática em atendimentos de mediação, oportunidade em atuar em uma política pública, desenvolver habilidades e competências profissionais e acadêmicas.
O programa está vinculado ao Departamento de Mediação e Métodos Adequados de Solução de Conflitos do Núcleo de Prática Jurídica.
Público Alvo
Assistidos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do SulObjetivos
• Realizar atendimentos de mediação familiar na Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
• Capacitar os alunos em medição de conflitos, com ênfase em mediação familiar;
• Desenvolver habilidades autocompositivas;
• Promover a disseminação da cultura de autocomposição e acesso à justiça por meio da mediação.Resultados
Resultados para os assistidos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul atendidos pelos alunos voluntários na CAC:
a) Autonomia na busca pela resolução dos conflitos;
b) Restabelecimento dos vínculos familiares;
c) Resgate da comunicação;
d) Acesso à justiça por meio de atendimento humanizado;
– Quanto aos resultados obtidos para os alunos:
Viabilizar aos alunos o contato com a prática real de atendimento de mediação em nível de atividade extensionista com impacto social relevante; desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e acadêmicas. Ainda:
a) Capacitação técnica;
b) Realizar atividade voluntária em uma Política Pública;
c) Colocar em prática as técnicas de autocomposição;
d) Reconhecer os desafios de uma profissão;
e) Trabalhar em equipe;
f) Compartilhar experiências;Conheça a Extensão
A Extensão constitui junto com o Ensino e a Pesquisa o tripé que sustenta uma Instituição de Ensino Superior (IES). Desses três, é papel da Extensão promover a interação entre a IES e os diversos segmentos da sociedade, bem como a inter-relação entre as diversas áreas de conhecimento. A Extensão é a ponte que aproxima a instituição da comunidade.
A extensão visa proporcionar uma visão para além da sala de aula na graduação e pós-graduação, possibilitando a aplicação do conhecimento teórico, e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento integrado entre teoria e prática. Através das ações de Extensão, a IES busca envolver o estudante em trocas com a sociedade, nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para um ensino multidisciplinar e transdisciplinar.
As atividades de Extensão oportunizam um ciclo de conhecimento, através da experiência na prática, criando um espaço de benefício mútuo tanto para os alunos como para a sociedade, proporcionando, assim, um aprimoramento e a renovação da produção do conhecimento.