Em comemoração aos 20 anos, FADERGS oferece programação de uma semana com atividades e atendimentos gratuitos

19 / Agosto / 2024

Semana da Cidadania, Solidariedade, Saúde e Bem-estar ocorre de 26 a 30 de agosto no Centro de Porto Alegre

Em comemoração ao aniversário de 20 anos, celebrados neste mês, a FADERGS organizou a Semana da Cidadania, Solidariedade, Saúde e Bem-estar. De 26 a 30 de agosto, quem passar pelo Centro de Porto Alegre poderá receber atendimentos e participar de atividades gratuitamente na sede do centro universitário (Rua Marechal Floriano Peixoto, 185). De segunda a sexta-feira, as ações ocorrerão das 9h às 12h e das 14h às 18h. Todos os eventos são gratuitos e não necessitam inscrições prévias.

Estamos comemorando duas décadas de formação de bons profissionais e cidadãos. Nesses 20 anos, criamos uma relação de cumplicidade e conexão com a Capital, estabelecendo proximidade e confiança com a população. Por isso, para celebrar, planejamos um evento pensado a toda comunidade, abrindo nossa sede por uma semana para colocar as expertises da FADERGS à disposição da sociedade”, afirma o gerente do centro universitário, Lisandro Martins da Silva.

A programação inicia com o Dia da Solidariedade, na segunda-feira (26), em que a instituição oferecerá assessoria ao microempreendedor na modelagem de negócios, assessoria econômico-financeira de pequenos empreendimentos e, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), serviços de aconselhamento jurídico nas áreas cível, trabalhista e familiar. A terça-feira (27) será o Dia da Empregabilidade, com feirão de empregos, oficinas de preparação de currículos e LinkedIn e oficinas preparatórias para participação de entrevistas de emprego.

No meio da semana, terá programações focadas em saúde e bem-estar. Na quarta-feira ocorre o Dia da Educação em Saúde, cujas atividades serão acolhimento psicológico e oficinas de prevenção à hipertensão, primeiros socorros (cuidados a ferimentos e curativos), prevenção à tuberculose, prevenção à dengue e prevenção ao Acidente Vascular Cerebral. Já na quinta acontece o Dia do Bem-estar e Saúde, com momento quick massagens, avaliação física (bioimpedância – verificação do percentual de gordura), orientação nutricional e oficinas de cuidados com a pele.

A sexta-feira (30) foi reservada para o Dia da Cidadania, com orientações aos impactados pelas enchentes de maio relacionadas direitos aos auxílios federais, estaduais e municipais, palestra sobre segurança da informação nas compras via internet e oficinas, ministradas pelo NPJ, de orientações quanto aos direitos dos Benefícios de Prestação Continuada e Programa Bolsa Família. Além das atividades de suporte jurídico, a programação do dia contará com sessões de fisioterapia e oficinas sobre ergonomia no trabalho e em casa.

Por fim, o sábado (31) será de comemorações. A data em que se celebra o Dia do Nutricionista foi reservada para mais uma atuação do curso de Nutrição em parceria com o PF das Ruas. Coincidentemente, o projeto irá comemorar oito anos na mesma data. Das 9h às 12h, alunos e professores da FADERGS estarão na cozinha pedagógica do Centro Universitário preparando uma salada de batata para completar o churrasco que será oferecido pelo PF das Ruas às pessoas em situação de rua, no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina.

O quê: 1ª Semana da Cidadania, Solidariedade, Saúde e Bem-estar.

Quando: de 26 a 30 de agosto.

Onde: sede da FADERGS (Rua Marechal Floriano, 185, Porto Alegre).

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Segunda-feira (26)

Serviços de aconselhamento jurídico na área civil, trabalhista e família por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

Assessoria ao microempreendedor na modelagem de negócios.

Assessoria econômico-financeira de pequenos empreendimentos.

Terça-feira (27)

Feirão de empregos.

Oficinas de preparação de currículos e LinkedIn.

Oficinas preparatórias para participação de entrevistas de emprego.

Quarta-Feira (28)

Oficinas de dicas de prevenção sobre hipertensão.

Oficinas de dicas de primeiros socorros (cuidados a ferimentos e curativos).

Oficinas de prevenção à tuberculose.

Oficinas de prevenção a Dengue.

Oficinas de prevenção ao AVC.

Acolhimento psicológico.

Quinta-feira (29)

Oficinas de cuidados com a pele.

Momento quick massagens.

Avaliação física (bioimpedância).

Orientação nutricional.

Sexta-feira (30)

Palestra sobre segurança da informação nas compras via internet.

Oficinas de orientações quanto a direitos dos Benefícios de Prestação Continuada e sobre o Programa Bolsa Família.

Orientações aos impactados pelas enchentes sobre os direitos aos auxílios federais, estaduais e municipais quanto à reconstrução do RS.

Sessões de fisioterapia.

Oficinas sobre ergonomia no trabalho e em casa.

Sábado (31)

Preparação de alimentos, por professores e estudantes, para a distribuição de refeições para pessoas em situação de rua. A ação ocorre em parceria com o projeto PF das Ruas.