Marketing digital: como micro e pequenas empresas podem se destacar na internet
 

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Marketing digital: como micro e pequenas empresas podem se destacar na internet

20 / Março / 2025

Professor de Negócios da FADERGS dá dicas com estratégias acessíveis para pequenos negócios crescerem nas redes sociais

 

A presença digital nas redes sociais tem se tornado cada vez mais relevante na sustentabilidade de micro e pequenas empresas. Esse movimento tem levado os pequenos empreendedores a explorar estratégias de marketing para atrair novos clientes por meio de canais digitais. É o que mostra a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, divulgada pelo Sebrae em fevereiro de 2025, que revelou que 59% das micro e pequenas empresas (MPEs) investiram pelo menos uma vez, durante 2024, em anúncios online, principalmente em redes sociais.

Além de direcionar recursos para esse tipo de publicidade, outro levantamento realizado pelo Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mostra que empresas de pequeno porte ainda não aproveitam plenamente o marketing digital. Conforme a pesquisa de Maturidade Digital dos Pequenos Negócios no Brasil, publicada em janeiro de 2025, apenas 35% dos Microempreendedores Individuais (MEI) e MEPs seguem um plano estratégico de mídias sociais, enquanto 49% dos negócios desse porte utilizam canais digitais para oferecer novos produtos ou serviços.

Para otimizar os resultados de empresas menores no ambiente digital, o coordenador da Escola de Negócios da FADERGS, Diogo Simões Pires, dá dicas de como pequenos negócios podem aderir a estratégias acessíveis para melhorar a presença digital, crescendo nas redes sociais e qualificando outras frentes virtuais da marca.

 

Como estabelecer um bom perfil nas redes sociais

Para construir uma presença digital nas redes sociais que fortaleça o pequeno negócio, o primeiro passo é criar perfis em diferentes redes sociais com um nome fácil de ser encontrado pelos clientes que buscarem mais informações da empresa, sendo importante tentar manter o mesmo username em todas as plataformas para ser localizado com mais facilidade. “A escolha de um nome claro e simples facilita que clientes potenciais encontrem a marca no ambiente digital, assim como o uso da mesma identidade visual da empresa”, explica o docente, que também destaca a importância de manter a descrição do perfil coerente com as atividades da empresa.

Ao estabelecer o perfil, para manter uma comunicação eficiente com o público, também é fundamental deixar publicações com informações práticas e de fácil acesso. “Perfis digitais de estabelecimentos devem manter a localização, horário de funcionamento e canais de contato de forma clara e em locais visíveis, como nos destaques do Instagram”, recomenda o especialista.

Ao aplicar as dicas para configurar o perfil de forma atrativa, os pequenos empreendimentos passam a enfrentar o maior desafio do marketing digital, o da produção de conteúdo que seja relevante para o público, sem focar excessivamente nas vendas. “Conseguir criar conteúdos de valor para potenciais clientes, como dicas ou curiosidades, ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o público”, orienta Diogo. O ideal é compartilhar informações relacionadas aos produtos e serviços de maneira a engajar o público e fortalecer a marca, mas sem ser comercial o tempo todo.

 

Estratégias para conquistar a atenção nas redes sociais

Em um ambiente digital cada vez mais concorrido para as marcas que disputam pela atenção do público na rolagem de tela nas redes sociais, micro e pequenas empresas devem adotar estratégias para impulsionarem o crescimento de perfis nas plataformas mais importantes para o negócio. Segundo a 9ª edição da Pesquisa Pulso, nos últimos 3 anos MEIs e MPEs vêm priorizando a presença no Instagram. Por isso, o coordenador da Escola de Negócios da FADERGS recomenda algumas práticas que geram engajamento na plataforma.

– Seguir perfis de pessoas da região:

Para estabelecer um perfil forte no Instagram, é indicado seguir pessoas que se encaixam como potenciais clientes, empresas que atendam o mesmo público e influenciadores na região. “Se eu tenho uma hamburgueria, por exemplo, posso seguir os perfis de outros restaurantes importantes e com bastante seguidores”, comenta o professor ao explicar que esse hábito contribui para aumentar a visibilidade do negócio.

– Identificar temas para post:

Para manter um perfil relevante, é fundamental identificar temas relacionados à atuação da empresa que sejam de interesse do público, criando conteúdos relevantes que atraiam potenciais clientes e incentivem o engajamento.

– Escolher formatos mais práticos e virais para o conteúdo:

Atualmente, pequenos negócios devem apostar em vídeos curtos, que não exigem roteiros elaborados ou edições complexas, mas que ajudam a dar um rosto ao negócio e estabelecer uma conexão direta com o público.

– Buscar parcerias com influenciadores locais:

Vale a pena identificar influenciadores ativos na microrregião e conversar sobre propostas de parcerias. A tendência de marketing de influência pode ser aplicada em pequenos negócios ao se encontrar influenciadores que ainda não têm impacto nacional mas têm conexão com o público que a empresa busca atrair. Essa estratégia tende a gerar resultados mais rápidos e significativos.

– Pagar para impulsionar publicações:

Caso o micro ou pequeno empreendedor decida investir em impulsionamento de publicações, é importante lembrar que os bons resultados vêm com o tempo e a constância. O professor recomenda investimentos de baixo valor, mas pelo menos uma vez por semana.

 

Marketing digital para além das redes sociais

Para alcançar melhores resultados com estratégias de marketing digital, o especialista ressalta que pequenos negócios devem expandir as boas práticas para além dos perfis nas redes sociais. Confira algumas dicas:

– Priorizar a atualização das informações no Google Meu Negócio e demais ferramentas de busca na internet;

– Acompanhar a página do Reclame Aqui da empresa e responder de maneira clara e rápida: importante monitorar a reputação da empresa em sites de avaliação de clientes para oferecer respostas ágeis e transparentes;

– Manter o Whatsapp Business organizado e atualizado: mesmo na versão gratuita é possível configurar respostas automáticas, horários de funcionamento e até criar um catálogo de produtos e serviços, garantindo uma comunicação eficiente com os clientes;

– Integrar as informações da empresa em todas as plataformas digitais: os dados da empresa ao alcance de clientes devem ser consistentes em todas as plataformas em que o negócio está presente, para passar segurança ao público.