Empreendedoras contarão com auxílio do NAF da FADERGS em mutirão neste fim de semana na Arena do Grêmio
3 / Dezembro / 2024
Por meio de convite da Receita Federal, serviço do centro universitário estará à disposição das participantes do evento
Neste fim de semana, 23 e 24 de novembro, Porto Alegre receberá, na Arena do Grêmio, o Mutirão de Auxílio para Empreendedoras Formais e Informais. A iniciativa do projeto Avança Mulher Empreendedora é promovida pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), a Central da Cidadania, programa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Destinado a vítimas da enchente e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o evento deverá reunir 2 mil pessoas entre sábado e domingo, das 10h às 17h, no estacionamento interno do estádio.
A FADERGS foi convidada pela Receita Federal a participar das atividades no estande do órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Na ocasião, o centro universitário colocará à disposição das participantes o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da instituição, com auxílio em situações como formalização, gestão contábil, obrigações fiscais, precificação e marketing para microempreendedores individuais (MEIs) e preenchimento de Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) e Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) no Portal do Empreendedor.
Mais de 20 Instituições estarão presentes no mutirão. Além da Receita Federal e da FADERGS, estarão presentes: Registro de Cartório Civil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Superintendência do Trabalho e Emprego, o Instituto-geral de Perícias e o Procon.
Avança Mulher Empreendedora
O projeto é fruto de uma parceria entre entidades públicas e privadas que tem como objetivo estimular o empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, em especial de negócios liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que residam em municípios atingidos pela enchente de maio. O programa visa capacitar mulheres, por meio de palestras, cursos de qualificação e incentivo ao empreendedorismo para o desenvolvimento de pequenos negócios.
*Com informações da Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul