FADERGS promove capacitação tecnológica gratuita para jovens de programas sociais do CIEE-RS

5 / Setembro / 2024

O FAD Tech, projeto iniciado nesta semana, é resultado de uma parceria entre o centro universitário e o CIEE-RS e visa capacitar jovens ao mercado de trabalho

Começa nesta semana, na sede da FADERGS, a primeira edição do FAD Tech, projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS). A iniciativa, que terá encontros presenciais às quartas-feiras, visa aproximar jovens de programas sociais da tecnologia e do mundo digital através de aulas ministradas por alunos tutores e docentes da FADERGS, focadas em trilhas de capacitação e conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho.

Flávio Treib, professor da FADERGS e coordenador do projeto, destaca que o FAD Tech busca ter um impacto social relevante na comunidade. “Com essa parceria conseguimos levar oportunidades aos jovens através da educação e na área de TI, uma especialização com muita demanda e que vivencia dificuldades na captação de mão de obra. Além disso, o projeto ainda desenvolve nos alunos da instituição a responsabilidade social”, analisa.

A primeira turma é composta por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidos em projetos sociais do CIEE-RS. O curso é dividido em quatro módulos, com duração de 14 semanas, com uma aula por semana, sendo focado no desenvolvimento da cidadania digital e na preparação dos alunos para atuarem na área de TI.

A iniciativa está em linha com o propósito do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul, que é promover a transformação social a partir do ingresso no mundo do trabalho. “A gente busca sempre oferecer aos jovens experiências e formação que os realize como profissionais e como indivíduos, e que estejam conectadas com a realidade das empresas e instituições que contratam, com o mercado. E esses 60 estudantes vão poder se qualificar numa área super valorizada, de mídias digitais, aplicativos, games, que estimulam a criatividade e desenvolvem outras habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas”, afirma o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto.

A capacitação ocorre a partir de conteúdos que envolvem introdução técnica de inserção ao mundo digital e ao pensamento computacional, lógica básica, raciocínio lógico e computacional e desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação.