Sopas, cremes, chás e vinhos: as combinações nutritivas para os dias frios

Sopas, cremes, chás e vinhos: as combinações nutritivas para os dias frios

14 / Agosto / 2024

Metabolismo exige mais energia para aquecimento e manutenção do calor no corpo

Depois de quase duas semanas acima dos 10°C, os dias de frio intenso retornam ao dia a dia dos gaúchos nesta segunda-feira, 29. Com ele, vem a necessidade e o desafio de ficar aquecido. O metabolismo exige mais energia para manter o calor do corpo, que necessita de elementos quentes para a troca com o ambiente gélido.

Os alimentos têm um papel importante nessa tentativa de equilíbrio, pois, fisiologicamente, são fontes de energia, sendo essa uma das explicações pela qual sentimos mais fome no período. Quando bem escolhidos, além de aquecer, nutrem o organismo.

Nutricionalmente, a sopa é uma refeição completa, pois pode contar com carboidratos, proteínas, gorduras boas e verduras. Para contribuir, ela é versátil. Por ter um processo digestivo mais fácil e exigir menos do sistema, sua leveza combina tanto para o almoço quanto para o jantar”, salienta Rochele Boneti, professora de Nutrição da FADERGS.

Aqueles que não são fãs do famoso sopão não ficam sem alternativa. Cremes e caldos de moranga e ervilha, por exemplo, são ricos em nutrientes e sabor, e transmitem a sensação de calor. Para quem gosta, alguns temperos auxiliam a deixar as receitas mais picantes, como a pimenta – em pó, preta ou do reino, ou em molhos – e o gengibre. O vinho, se apreciado em quantidade moderada, também é um bom aliado no aquecimento e pode estar presente na dieta. A bebida tem substâncias antioxidantes que são potencializadas quando ingerida junto ao alimento.

No período, também há uma redução no consumo de água, pois as pessoas preferem líquidos quentes. Uma opção para manter o corpo hidratado e aquecido são os chás. “Chás claros, sem base de cafeína, fazem o papel da água na hidratação do organismo. Além disso, contam com propriedades nutritivas, o que faz deles uma alternativa excelente para passar o inverno. Alguns exemplos são: camomila, hortelã, erva-doce e capim-cidreira”, acrescenta a professora.

Economia nas compras

Após a decisão pelas sopas e caldos, vem o momento da compra dos temperos e ingredientes – como batata-doce, cenoura, chuchu, couve, moranga, ervilha, cebola e alho – tarefa cada vez mais sentida no bolso da população. Contudo, alguns hábitos podem contribuir significativamente na redução da conta.

Certas estratégias de economia auxiliam em qualquer momento. Ir à feira na hora da xepa, por exemplo, rende descontos em itens bons, novos e frescos, pois o vendedor não quer perder a mercadoria. Outras dicas boas são a pesquisa de preços entre mercados próximos de onde a pessoa mora e a preferência por produtos que estejam em período de safra, que podem ter grande oferta e preços mais baixos”, explica Claudio Soares dos Santos, professor dos cursos de Negócios da FADERGS.

Na escolha da carne, cortes com osso, que também ficam macios no preparo na panela, ou a troca por ave e suíno, ambos mais em conta, oneram menos. É possível, ainda, substituí-la por ovo ou deixar de lado a proteína animal sem ocasionar perda nutritiva ao se utilizar feijões, lentilha e pinhão.

Atendimentos gratuitos

O acompanhamento nutricional qualificado pode ser muito importante na busca por uma rotina alimentar equilibrada. Em Porto Alegre, é possível ter acesso a consultas de forma gratuita na Clínica Escola de Nutrição da FADERGS, localizada no Centro Histórico (Rua Marechal Floriano, 185).

Com a supervisão dos professores, estudantes do curso atendem crianças, jovens e adultos. Os agendamentos podem ser realizados durante horário comercial pelo contato (51) 3230-3378, somente via WhatsApp. Os pacientes que puderem levar 1kg de alimento não perecível também ajudarão projetos sociais parceiros da FADERGS.

O que: Atendimentos nutricionais na Clínica Escola da FADERGS.
End: R. Mal. Floriano Peixoto, 185, Centro Histórico, Porto Alegre.
Turno: tarde (terça a sexta-feira) e noite (terça a quinta-feira).
Agendamentos: (51) 3230-3378 (WhatsApp).