Dia das Mães: dicas para manter a rotina de autocuidado na maternidade
14 / Maio / 2024
Especialista explica como os hábitos de cuidados impactam diretamente nas saúdes física e mental das mães
Com o Dia das Mães se aproximando, muitas ideias de presente surgem, mas para além dos itens disponíveis no comércio, é possível aproveitar a data para refletir sobre o bem-estar das homenageadas. Dedicar tempo para cuidar dos outros faz parte do cotidiano de toda mãe, mas conseguir fazer o mesmo consigo ainda é algo incomum.
Dados divulgados em janeiro pela pesquisa “De Mãe em Mãe”, que entrevistou quase 900 mães de todo país, mostram que 66% delas consideram a própria saúde mental como péssima, ruim ou regular. Para aliviar esse cenário, hábitos de autocuidado em meio à rotina podem ser grandes aliados. De acordo com Claudete Carvalho, professora de Estética e Cosmética da FADERGS, “autocuidado não envolve apenas a aparência física, mas também a saúde mental e emocional, o que torna tão importante dedicar um tempo do dia para sua autoestima”.
A conciliação entre maternidade, vida profissional e tarefas de casa torna ainda mais difícil dedicar atenção ao seu próprio bem-estar. Por isso, a esteticista cosmetóloga recomenda que os hábitos de autocuidado sejam adicionados à agenda, com lembretes para separar uns 10 minutos diariamente. “O momento, por mais rápido que seja, é importante para não descuidar da mulher que existe além das funções da maternidade”, ressalta Claudete.
Dicas para cuidar da pele
Entre as dicas que podem ser aplicadas em um cotidiano corrido, a especialista destaca três práticas que devem ser priorizadas para manter uma pele saudável: limpeza, hidratação e proteção solar. A limpeza do rosto com sabonete facial adequado ao tipo de pele específico de cada pessoa já garante a retirada da maioria das impurezas. Nesse sentido, a professora da FADERGS faz alerta a quem faz uso de maquiagem: “é fundamental usar demaquilantes para retirar todos os resquícios, optando pelas versões mais suaves, como as opções micelares”.
Para a hidratação, a professora reforça a importância de cuidar do corpo e, principalmente, do rosto. “Atualmente, há opções de produtos com funções hidratantes que também combinam com antioxidante e outros ativos, esses cosméticos multifuncionais contribuem para a agilidade”, destaca Claudete. O último pilar fundamental indicado por ela seria o uso de protetor solar, com proteção mínima de nível 30.
Entre as mães que estão em período de gestação e no puerpério, a professora comenta que duas reclamações recorrentes são as manchas e as estrias que podem surgir pelas mudanças hormonais e das formas do corpo. Em ambos os casos, as reações que surgem na pele são normais, mas podem ser amenizadas com auxílio de profissionais de estética e dermatologia. “É bem normal aparecer melasma e estrias em gestantes, mas é importante não recorrer a receitas caseiras”, alerta a professora da FADERGS, recomendando a busca por orientações profissionais adequadas de tratamento. No caso das marcas de estrias, a indicação é procurar uma avaliação especializada enquanto as cicatrizes ainda estão vermelhas, para ter mais chances de recuperar a pele da região.
Dicas para cuidar dos cabelos
Quanto à atenção aos cabelos, a esteticista também destaca as especificações de cuidados para mães em período pós-parto. “Devido às mudanças hormonais, ao estresse e a problemas de sono, é normal que aconteça o eflúvio, que é o processo de queda dos fios. Essa queda é autocontrolada e normalmente dura uns quatro meses”, explica Claudete, ressaltando que, se a condição persistir além desse período, é importante buscar profissional especializado em terapia capilar.
Para mulheres em todas as fases da maternidade, as dicas para manter a saúde dos cabelos envolvem cuidados que podem ser simples, mas de grande impacto na autoestima, como o corte a cada três meses e tratamentos de nutrição e hidratação. Segundo a especialista, “muitas vezes o ato de ir ao cabeleireiro, mesmo para procedimentos mais rápidos, já pode mudar o estado emocional da mulher”.
Porém, mesmo sem sair de casa, é possível criar momentos para cuidar dos cabelos de forma relaxante. “Simplesmente aproveitar para fazer uma massagem no couro cabeludo durante a aplicação de algum tratamento capilar ou mesmo do shampoo já pode ser considerado um hábito de autocuidado”, comenta, explicando que a prática incentiva o fluxo sanguíneo na região e estimula o crescimento dos fios.
Além do espelho
Mesmo as dicas que estão diretamente relacionadas à aparência envolvem aspectos fundamentais do bem-estar das mães. A professora de Estética e Cosmética da FADERGS explica a importância de cuidar do exterior para ter resultados positivos internamente. “A nossa imagem é muito importante e comunica quem somos não apenas para os outros. Quando se olha no espelho é preciso se reconhecer e sentir satisfação com quem vê no reflexo”, comenta.
Segundo a professora, “é bom realizar uma autoavaliação, observar as mudanças de vida e identificar o que ainda faz sentido utilizar sendo a pessoa de hoje, respeitando seu corpo e sua personalidade”.
Entretanto, quando isso deixa de acontecer, segundo a especialista, é preciso reconhecer a necessidade de ajuda nesse processo de se reencontrar. “É importante normalizar os processos que podem surgir na maternidade e entender que não se está sozinha nessa busca por manter a sua individualidade feminina além do papel materno”, conclui Claudete.
Atendimentos gratuitos
O acompanhamento estético e cosmetológico pode ser um aliado importante no processo de autocuidado. Em Porto Alegre, é possível ter acesso a consultas de forma gratuita na Clínica Escola de Estética e Cosmética da FADERGS, localizada na sede da instituição (Rua Marechal Floriano, 185, Centro Histórico).
Com a supervisão dos professores, estudantes do curso fazem atendimentos à comunidade. No local, são disponibilizadas consultas nas áreas de estética facial e corporal, além de tricologia. Entre os procedimentos faciais estão a limpeza de pele, peeling e tratamento de rejuvenescimento, enquanto os corporais trabalham gordura localizada, estrias, celulites e massagem. Na área de tricologia são tratadas as disfunções capilares.
Os agendamentos podem ser realizados durante horário comercial pelo contato (51) 3230-3378, somente via WhatsApp. Os pacientes que puderem levar 1kg de alimento não perecível também ajudarão projetos sociais parceiros da FADERGS.
Serviço
O que: Atendimentos estéticos na Clínica Escola da FADERGS.
End: R. Mal. Floriano Peixoto, 185, Centro Histórico, Porto Alegre. Agendamentos: (51) 3230-3378 (WhatsApp).