Aluno de Direito da FADERGS participa de julgamento no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
23 / Março / 2018
Thaygo Machado Schmitt protagonizou ato pioneiro e que reforça o intuito da instituição de proporcionar aos estudantes a prática jurídica real.
Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul permitiu que um estagiário de Direito, devidamente inscrito na OAB/RS, realizasse sustentação oral no julgamento de um recurso, desde que supervisionado por um advogado. O processo é oriundo do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário FADERGS. Em primeiro grau, o NPJ obteve sentença favorável ao seu assistido. Como a parte contrária recorreu à segunda instância, o processo foi a julgamento.
A coordenação do NPJ, representada pelo Prof. Guilherme Antunes da Cunha, com o apoio das advogadas do núcleo Gabrielli Amaral de Souza e Mariana Saraiva Dias, bem como do Professor da disciplina de Estágio Cível, Prof. Felipe Ferraro, entendeu que seria uma excelente experiência profissional e acadêmica para um aluno das disciplinas de Estágio de Prática participar de uma sustentação oral perante Desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
O estudante Thaygo Machado Schmitt, aceitou o convite e o desafio. No dia da sessão de julgamento, os Desembargadores da 17ª Câmara Cível concordaram e deferiram o pedido da assessoria jurídica do NPJ para que o estagiário pudesse fazer a sustentação oral. Entretanto, como a Câmara estava mantendo a decisão recorrida e, assim, mantendo a decisão favorável ao assistido do NPJ, a sustentação oral acabou não ocorrendo.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mais uma vez, entra para a história, na sua posição de vanguarda, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e jurídico do país. Por sua vez, o NPJ da FADERGS fortalece sua postura inovadora de aproximar cada vez mais o estudante da prática jurídica real. Agradecimento especial às Desembargadoras Liége Puricelli Pires e Marta Borges Ortiz, bem como aos Desembargadores Gelson Rolim Stocker e Giovanni Conti.